quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Emeb José Peres Castelhano recebe o projeto Teatro nas escolas

A Emeb José Peres Castelhano recebeu nesta terça-feira, 13, a apresentação da peça teatral “O Treco da Pata Choca” que aborda a temática ambiental de maneira lúdica e divertida. Formada por quatro integrantes, o grupo Último Tipo, de Campinas, já está nesse ramo de teatro e musicais há 25 anos e veio até São João para realizar duas apresentações.  O espetáculo é desenrolado através de uma explosão. Um ovo rola até o centro do palco, alguém pega esse ovo e assim começa a história. O figurino, o cenário e tudo o que é utilizado durante a peça é feito com materiais recicláveis.

Abertura do teatro
Personagens da peça teatral

  Velu Carvalho, cantora, atriz e integrante do grupo contou como surgiu tudo. “Nosso grupo teve início em Goiânia apenas com música. Com o passar do tempo vimos que esse não era o caminho para atrair as crianças, foi quando resolvemos inserir texto, figurino e cenário nas nossas peças musicais.” 
Velu destacou ainda que trabalhar com criança é maravilhoso e disse que é a segunda vez que o grupo vem para São João. “Essa cidade é maravilhosa. O ar é diferente, dá para ver a serra. Nota-se que é uma cidade limpa e preservada e isso tem tudo a ver com a nossa peça que também preza pela conservação do meio ambiente”, destaca.


"O treco da pata choca" divertiu as crianças
Cartaz de divulgação

Para a Vice-Diretora Fabiana Paloma Cirto, atividades como essa sempre tem a acrescentar.     “ Nessa peça, o aluno tem contato com a arte, com novas linguagens. Aprendem sobre a conservação do meio ambiente e reciclagem, e eles realmente interagem com isso. Para nós educadores é muito gratificante.”

Sobre
O projeto Teatro nas escolas aprovado pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura, e patrocinado pela Cutrale leva apresentações teatrais para dento das escolas, ONGs e instituições educacionais e culturais. 
Os objetivo são levar a cultura para o maior número de crianças através de peças de teatro, promover o contato deles com a cultura, estimular a diversão e a socialização. 


Cenário e figurino todo de materiais recicláveis

Quatro integrantes formam o grupo: Último Tipo



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

17ª Semana da Educação tem balanço positivo


Durante a semana, diversos profissionais renomados passaram pelo palco do Theatro Municipal de São João da Boa Vista na 17ª Semana da Educação que teve o objetivo de conscientizar os docentes e demais profissionais que trabalham na rede municipal de ensino, do papel do professo, da escola e da sociedade na contribuição para a formação das crianças. A média de público foi de 500 pessoas diariamente.

Público presente

Na segunda-feira, 05, a palestra foi com o professor e escritor Eugênio Mussak que falou sobre a postura de educador e líder que o professor deve ter, destacando os aspectos da carreira do educador. 
Eugênio Mussak, palestrante da segunda-feira

A terça-feira ficou por conta do agito do professor e também escritor Jairo de Paula que com bastante entusiasmo defendeu a temática: “Sou Feliz por ser professor”. Jairo ressaltou a importância de ser feliz na profissão escolhida e o despertar do sonho nos alunos. 

Jairo de Paula esteve palestrando na teça-feira


A quarta-feira foi de conhecimento e mágica. Walkyrio Bianko Júnior defendeu o tema: “Professores que dão show” mostrando a importância do aprimoramento da comunicação, da atenção, da perseverança, da paciência e principalmente do trabalho em equipe. 


Na quarta-feira foi a vez do mágico Bianko

E a quinta-feira foi de encerramento com Gabriel Perissé. O professor e escritor falou sobre: “O professor do futuro: os desafios da idade mídia, mostrando o mundo tecnológico que está a nossa volta.


A quinta-feira foi com o escritor Perissé

De acordo com a Diretora do Departamento de Educação Vera Lucia de Oliveira Munhoz, toda formação acrescenta algo a mais. “As palestras são uma formação relâmpago. São palavras e frases que dão ânimo, coragem e que levantam o profissional para dar continuidade no trabalho ao longo do ano.” Vera ainda destaca o número de pessoas que estiveram presentes durante a semana. “O público compareceu e pude perceber que ficaram satisfeitos com as palestras. Para mim foi uma alegria ouvir as pessoas, compartilhar sonhos. Penso que estamos no caminho certo. O esforço sempre vale a pena”.
 Para a Supervisora Dulcelene Abreu Tonon a semana foi muito produtiva. “Podemos tirar ensinamentos de cada palestra, usando-os em sala de aula e no dia-a-dia profissional”.
Daniele Durigon que é psicóloga, esteve presente todos os dias e ressaltou a variação dos perfis apresentados pelos palestrantes. “As palestras foram muito válidas, tanto para a área pedagogia como da psicologia. Pudemos tirar muitos ensinamentos que podem ser praticados no nosso dia-a-dia”.

De acordo com os presentes, as palestras foram de grande valia e só acrescentaram, fechando com um balanço muito positivo. A Semana da Educação aconteceu entre os dias 05 e 08 de agosto no Theatro Municipal com organização da Prefeitura através do Departamento de Educação.

Presentes na segunda-feira

Público na terça-feira

Conhecimento e magia na quarta-feira


Noite de encerramento