A Emeb Migue Jorge tem desenvolvido uma série de projetos e atividades
junto ao maternal. O objetivo é fazer com que as crianças aprendam de
forma diferenciada, com maior interação entre a escola e a família.
Projeto Pasta de Leitura
Nesse projeto é
cantada uma música para as crianças, de acordo com o que estão aprendendo. Na
sequência, fazem desenhos sobre o que entenderam e levam para a casa para que
repitam a mesma atividade junto da família. Um dos objetivos é fazer com que conheçam as letras
e memorizem a música, considerando o ritmo e a entonação adequada.
Livros Lidos
Toda semana os alunos
escolhem um livro e a história é contada diariamente. No quarto dia, já
decoraram e contam a história. Na sexta-feira,
desenham o que aprenderam e é montada uma pasta que, no final do ano, se
torna um livro e é entregue aos pais. O objetivo é estimular o gosto pela leitura e escrita,
memorizar as letras e fazer com que as crianças interajam umas com as outras.
Os três porquinhos
O projeto se inicia
com a apresentação do DVD dos “Três porquinhos” com a história original. Após é
feita a leitura de vários livros sobre o tema e brincadeiras de
movimentos. É trabalhada também a
questão da natureza, habitat dos porquinhos; além da parte de construção de
suas casas, em que os alunos podem sentir, por exemplo, que a palha é mais leve
que o tijolo e outras características sensoriais. Um livro sobre a história com as texturas e
formas é o projeto final da atividade.
Com isso, busca-se trabalhar
valores como responsabilidade, carinho, respeito, cuidado com os animais.
Água
Placas indicativas
sobre a economia de água foram espalhadas pela escola pelos próprios alunos
para a conscientização geral. Eles pintaram desenhos sobre o tema, assistiram a
DVDs educativos, cuidaram de um peixe e plantaram um jardim sensorial, com
destaque para a irrigação.
Bandeirinhas
Primeiramente foi
apresentado o quadro “Bandeirinhas” , de Volpi, e foi contada a história de sua
vida. Com isso as professoras introduziram que cada pessoa tem uma sua própria
história. Após foram confeccionadas bandeirinhas com as cores da Copa,
destacando a pintura e as formas que se encaixam nelas. O projeto englobou
também a festa junina com confecção de bonecos, espantalho e aulas de
culinária.
Realização e concretização
De acordo com as
professoras os trabalhos são confeccionados pelas próprias crianças. Para elas
a concretização depende de algumas etapas como: a intenção, na qual elas organizam
e estabelecem os objetivos que deverão ser atingidos; a preparação e o
planejamento, parte em que são
desenvolvidas as atividades, a coleta do material e a definição de tempo.
Execução ou desenvolvimento, quando os alunos constroem e a apreciação final,
com avaliação dos trabalhos com a participação das crianças, que podem
verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto.
“Os
nossos projetos foram montados em cima de valores, da família e da escola. Ver
que as crianças se encantam, participam e
que o resultado sai sempre como esperamos, é muito gratificante”,
destaca a professora Samantha Garcia, do Maternal I B.
“As crianças escolhem
o tema que vamos trabalhar e quando
falam do nosso trabalho, expõem o que aprenderam. Se você não está bem, quando
chega aqui, seu dia muda e se enche de alegria”, destaca a professora do
Maternal I A, Janaina Vieira.
Para a coordenadora da
emeb, KamilaConsentino, esses projetos trazem um conceito diferenciado de
educação e abrem um leque de possibilidades que contribuem no processo de
ensino-aprendizagem. “Isso torna a aprendizagem mais significativa, prazerosa e
mais próxima do aluno.”
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