sexta-feira, 12 de julho de 2013

EMEBs da rede municipal de São João se destacam no SARESP



O SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - é uma avaliação aplicada pela Secretaria de Educação do Estado para alunos da rede estadual de ensino no final de cada ano letivo. Em São João da Boa Vista, na rede municipal, as provas são aplicadas aos alunos do 3º e 5º anos do ensino fundamental com questões de múltipla escolha de língua portuguesa e matemática e, a cada ano que passa, as Emebs estão com notas mais altas.

Para se ter uma ideia em 2009 a nota de português do 5º ano era de 199,29,  em 2012 alcançou 209, 62. Já matemática em 2009 era 210,60, em 2012 o número subiu para 226,81. Para a assistente pedagógica Selma Assuani, esse resultado mostra o quanto os alunos estão indo bem preparados para o 6º ano, que já faz parte da rede estadual de ensino.

A rede municipal de ensino recebe a nota de todas as escolas e então é feita uma média geral que demonstra o desempenho, sendo divididas por níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. A média geral das escolas municipais de São João da Boa Vista está no nível adequado.

De acordo com a assistente pedagógica do Departamento Municipal de Educação de SJBV, Selma Assuani, esse é um demonstrativo de que os alunos cada vez mais estão se destacando. “Com os resultados, fazemos uma análise do que melhorou e do que ainda pode ser melhorado, para que seja trabalhado nos próximos anos”, destaca.

O SARESP existe desde 1996 e foi criado com a intenção de avaliar a qualidade de ensino da educação básica da rede estadual por meio do rendimento dos alunos.