sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Alunos da Emeb Eugenio Ciacco participam de Passeio Ecológico



Em comemoração a Semana do Dia da Árvore, 33 alunos do 5º ano da escola Eugênio Ciacco foram convidados a visitar o reflorestamento de uma nascente, localizada em um dos campos que a Abengoa Bionergia (Usina de cana-de-açúcar) cultiva.





Acompanhados das professoras Katleen Carla Saito Domingos e Renata Cristina Alvarez Almeida, da diretora Rosane Cristina Ferraz Gonçalves e sob a orientação da Polícia Ambiental de São João da Boa Vista, as crianças puderam ver a recuperação do local, conheceram as áreas de reflorestamento e plantaram 19 mudas de árvores.



                                          

A Analista de Meio Ambiente da Abengoa, Carla Emanuella Bernardo, falou sobre o lixo na natureza e o tempo que cada material leva para se decompor no meio ambiente. Após, a analista orientou no processo de plantação, como deveria ser a colocação da muda, dos adubos e da água. Ainda acompanharam os estudantes  os representantes do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, nas pessoas do Sr. Mário Henrique Fagotti Vassão e William Feldberg Krap. Ao final, os alunos foram convidados para um lanche.





Sobre o projeto


O projeto faz parte de uma parceria da Abengoa com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que aderiu ao Programa Adote uma Nascente, cujo objetivo é incentivar a proteção dos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes. 










  As fotos foram cedidas pela Polícia Ambiental de São João da Boa Vista e região que acompanhou a visita.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EMEB José Procópio do Amaral completa 17 anos

A Emeb José Procópio do Amaral comemorou na última semana seus 17 anos de existência com apresentações e exposição de trabalhos dos alunos. Após a abertura realizada pela diretora da escola, Elaine Cristina de Oliveira Bueno Silva, foram executados o hino nacional e o de São João. Foi realizada a  coreografia “Saia do Sofá”, executada por 28 meninas do projeto dança, da Emeb. Todas as salas ainda interpretaram a música “Paz pela paz”,  do cantor Nando Cordel. 

Apresentação de dança com a coreografia "Saia do Sofá"

"Paz pela paz" música interpretada por todos os alunos da Emeb


 De acordo com a diretora, vários temas foram trabalhados com as crianças. “Acreditamos que a paz, a solidariedade, a amizade e o respeito são ferramentas que levam a um mundo melhor e isso traz um bem estar para a nossa escola”.


Trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Emeb


Alguns trabalhos feitos pelos estudantes
"Projeto Cantiga" foi um dos temas trabalhados com as crianças



Depois das apresentações, os pais e familiares visitaram a exposição dos trabalhos pedagógicos realizados em sala, por meio de materiais diversos confeccionados pelos estudantes. Para a supervisora Maria Cecília Molinari Nogueira, o desenvolvimento de ações que destacam a paz, cria no aluno o hábito dos valores. “Os trabalhos estão muito bonitos e nota-se que as crianças estão correspondendo muito bem ao que é proposto pelos professores”.


Pais e presentes durante a comemoração do aniversário da escola

Pais prestigiando os trabalhos dos filhos


Rosângela de Faria Pianton é mãe de Isabela de Faria Pianton, aluna que participa do grupo de dança. Para ela, o grupo é um incentivo para as meninas. “Essa foi uma ótima ideia; minha filha adora e eu quero que  continue nesse projeto.”

Isabela e sua mãe Rosângela


A mãe de Edivaldo Scaramussa Filho, Regilaine Scaramussa,  disse que procura estar presente na escola e nos eventos. “Ele sempre me pede para que eu venha prestigiar; isso é muito importante, principalmente quando abrange temas que podem melhorar o mundo.”

Regilaine Scaramussa com o filho Edivaldo Scaramussa



Atividades de destaque

A José Procópio do Amaral desenvolve há três anos, nos meses de agosto e setembro, o Projeto Gincana Solidária. O objetivo é  proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciarem a solidariedade por meio de campanhas de arrecadação, doação de alimentos e produtos higiene. Tudo é doado para as famílias dos alunos mais carentes e para entidades filantrópicas da cidade que atendem crianças e idosos. Cada produto arrecadado tem uma pontuação que, depois, é somada para ver a classe vencedora.


Para a professora Giovana Estel Paina Monteiro, as atividades são uma  oportunidade de reflexão. “A escola, antes de ensinar a ler e escrever, precisa desenvolver nos seus educandos o espírito de solidariedade e cidadania”, ressalta.


Crianças durante os preparativos para a gincana

Alunos durante a entrega dos alimentos arrecadados na Campanha

domingo, 15 de setembro de 2013

Escolas Germano Cassiolato e Eugênio Ciacco vencem concurso sobre meio ambiente

Evento foi promovido pela Unimed em parceria com Depto. Municipal de Educação


     Alunos finalistas do concurso de redação “ Preservar. Curta essa ideia.”


850 alunos da 5ª série, de 13 escolas de São João da Boa Vista, participaram do concurso de redação: “Preservar. Curta essa ideia”,   promovido pela Unimed Leste Paulista em parceria com o Departamento Municipal de Educação. A entrega dos prêmios ocorreu na última semana, no Theatro Municipal.  As duas vencedoras foram Ana Júlia Fabri da Costa, da Emeb Germano Cassiolato (1º lugar), e Maria Eduarda Corso Oliveira, da Emeb Eugênio Ciacco (2º).  Os 38 finalistas receberam troféus. Já as alunas ganharam um tablet (1º lugar) e uma câmera fotográfica (2º), prêmios também dados às professoras das estudantes.

    Dr. Eduardo Chinaglia , Ana Júlia Fabri da Costa (vencedora), Luciana Rodrigues Peixoto (professora) e Anita Aparecida Tofanini –Coordenadora da Comissão de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Leste Paulista

   Dr. Eduardo Chinaglia, Profª Kathleen Carla Domingues Saito, Maria Eduarda Corso de Oliveira (2º lugar) e Anita Aparecida Tofanini –Coordenadora da Comissão de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Leste Paulista




“Foi uma grande surpresa; eu não esperava ser a ganhadora. Fiquei muito feliz”, disse Ana Julia Fabri da Costa. A mãe, Juliana Fabri, estava emocionada e feliz pela conquista. “Foi muito emocionante. Ela é uma aluna muito aplicada e gosta muito de ler e escrever.” 

Segundo  Luciana Rodrigues Peixoto, professora de Ana Julia,  “foi difícil selecionar as  seis redações que foram para a avaliação da coordenação, ficando apenas três pelo nível dos trabalhos. Foi muito árdua a atividade de pesquisa, escrita e  organização textual, mas, valeu muito.”


      Aluna vencedora Ana Júlia Fabri da Costa com seus pais e a professora Luciana Rodrigues Peixoto

A segunda colocada Maria Eduarda Corso de Oliveira contou a emoção de participar e ser uma das vencedoras. “Eu estava  ansiosa e tremendo, mas agora passou. Adorei ser uma das ganhadoras e agora vou tirar muitas fotos com a câmera que ganhei.” Sua professora Ketlheen Carla Domingos Saito, destacou o trabalho sobre o meio ambiente que foi realizado. “Eles fizeram pesquisas, trabalharam  com reciclagem e vídeos. A oportunidade que a Unimed oferece é  o fechamento do ciclo de um trabalho que envolve toda a rede municipal, que começa no 1º ano e termina no 5º ano”.

      Professora Katlheen Carla Domingues Saito, a segunda colocada Maria Eduarda Corso de Oliveira e seus pais


Sobre o concurso

O concurso realizado pela Unimed Leste Paulista com o apoio do Departamento de Educação visa divulgar ações voltadas à preservação ambiental, despertando a conscientização das crianças e incentivando-as na pesquisa e na criatividade sobre o tema, por meio da elaboração de textos.

A Assessora Pedagógica Claudenice Lino destacou a participação do Departamento de Educação no Projeto. “Tais parcerias só trazem acréscimos e motivam os estudantes. As escolas, por sua vez, participaram ativamente em todo o processo, o que foi muito importante”.

Após a cerimônia e premiação os convidados participaram de um coquetel oferecido pela Unimed Leste Paulista.


 
      Dr. Eduardo Ernesto Chinaglia- Presidente da Diretoria Unimed Leste Paulista falando ao público presente sobre o concurso

Professoras e diretoras presentes na cerimônia

Professoras e diretoras durante o evento

Finalistas do concurso de redação

Alunos finalistas das escolas participantes do concurso de redação

Pais e presentes na cerimônia