quinta-feira, 16 de maio de 2013

EMEB Miguel Jorge Nicolau comemora dia das mães com gincana


No último dia 11, a EMEB Miguel Jorge Nicolau realizou uma gincana em comemoração ao dia das mães. O intuito foi integrar as famílias à escola, resgatando as brincadeiras de infância. O evento, realizado na quadra de esportes do CSU-DER, contou com a presença de mais de 100 familiares, que participaram de brincadeiras como alongamento, dança e provas descontraídas, além de surpresas e distribuição de diversos brindes às mães. Após a gincana foi oferecido um café aos presentes.
De acordo com a coordenadora da escola, Kamila Consentino, “Hoje em dia, com a correria, as mães, muitas vezes, não tem tempo de brincar com os filhos. Esse resgate é importante porque visa esse brincar e a participação delas foi gratificante”.
  


Mães participando da gincana.



Pais presentes na gincana.
Painel produzido pelos alunos da 2ª fase.

 
Café servido aos presentes.



segunda-feira, 13 de maio de 2013


EMEB Maria Angelina Severino faz homenagem às mães

Na última sexta, a EMEB Maria Angelina Severino fez uma homenagem às mamães pelo seu dia. As crianças de três a cinco anos, orientadas pelas professoras, desenvolveram diversas lembrancinhas como porta mantimentos, corações, cartões e apresentaram danças e músicas.  Os pais ainda participaram de um lanche servido pela escola.

Coordenadora Edirlene Bonareti
De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Edirlene Bonareti Lorette, a participação da família na vida escolar dos filhos é fundamental, pois eles esperam ansiosamente por sua presença na escola.  “Em datas comemorativas como essa, as crianças dão o melhor de si na produção das atividades. Tudo para ver a mãe feliz, explica.” 

Professora Thaís Helena
A professora da 1ª fase, Thais Helena Rocha, confeccionou com um coração que recebeu o acabamento das próprias crianças.  “O vínculo familiar com o ambiente escolar é importantíssimo. A presença e participação dos pais traz  apoio para a  educação e desenvolvimento dos meninos e meninas.” 



Música e coreografia
As três turmas do período da manhã apresentaram músicas coreografadas para os cerca de 60 presentes. Para Camila Tiburcio, mãe da aluna Mayza Pinheiro, a homenagem foi muito emocionante. “Ver minha filha apresentando para mim é muito gostoso”.
Mayza, acompanhada dos pais



Eliane Zavanin e o filho Rian








“Fiquei muito feliz e emocionada com a apresentação do Rian, que é uma criança amorosa e que não via a hora desse dia chegar. Vinha para a escola entusiasmado para ensaiar com os amigos”, destacou a mãe de Rian Zavanin, Eliane Zavanin.  Ela diz que sempre acompanha seu rendimento  e que a presença dos pais na escola é fundamental na formação deles.

Ana Marli e o filho Rafael
Para Ana Marli Azarias, mãe do estudante Rafael Azarias da Silva,  a  escola é uma segunda família e os professores fazem parte disso. “Adorei a apresentação dele, que me deixou emocionada.”



A EMEB Maria Angelina, atende cerca de 123 crianças de três a cinco anos, em dois períodos e desenvolve diversos projetos pedagógicos.



Mais de 700 alunos da rede municipal de ensino
 farão a Provinha Brasil em São João da Boa Vista

701 alunos do segundo ano da rede municipal de ensino de São João da Boa Vista farão a  Provinha Brasil, que está sendo aplicada  entre os dias 13 e 17 de maio. A prova é uma avaliação diagnóstica, realizada duas vezes ao ano, elaborada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), com o apoio do Ministério da Educação (MEC).  É composta de testes de Língua Portuguesa e Matemática e tem o objetivo de permitir aos professores e gestores acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade de alfabetização e letramento inicial oferecido às crianças, de maneira que as informações obtidas possam apoiar a prática pedagógica do professor em sala de aula.




Participam da provinha, em São João, 13 escolas municipais, num total de 33 salas. De acordo com a assistente pedagógica da diretoria municipal de ensino, Selma Assuani, “esta avaliação mostra o desempenho que o aluno tem em sala de aula. Com o resultado, fazemos uma análise do conhecimento das crianças, que ultimamente tem sido positiva. A prova nos auxilia nas ações pedagógicas para a melhoria do aprendizado”.




A Provinha Brasil foi instituída pelo governo Federal em 2008. Na rede municipal de ensino 33 professores estão envolvidos neste processo. A prova é corrigida por níveis, que vão do 1 ao 5.