segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Na Emeb Neusa Dotta as crianças aprenderam sobre o frevo

As comemorações de carnaval também proporcionaram às crianças um aprendizado sobre a cultura carnavalesca , na Emeb Neusa Dotta foi assim. A mediadora Kelly Franciolli desenvolveu um trabalho com a turma a 2ª fase A e D. 

Ela falou sobre o frevo e ainda realizou algumas atividades com as crianças. confira a descrição das atividades feita por ela:

• O Frevo é um estilo de música conhecida no estado de Pernambuco. É uma expressão artística original do Brasil reconhecida como Patrimônio Cultural do nosso país, desde 2007. Além dos sons vibrantes dos saxofones, trombones e pandeiros, o frevo envolve uma maneira única de dançar, de confeccionar e enfeitar roupas, sombrinhas, estandartes (bandeiras de cada grupo de frevo).
• Em Olinda, a brincadeira começou com O Homem da Meia-Noite (1931). Segundo o conhecimento popular, todos os dias, exatamente à meia-noite, um homem muito bonito seguia a pé pela Rua do Bonsucesso. Ele fazia sempre o mesmo caminho. Depois de um certo tempo, as moças da rua descobriram a rotina dele e passaram a esperar, escondidas, atrás das janelas, para admirar o belo homem que atravessava a rua. A fama desse costume foi se espalhando e virou uma brincadeira de carnaval. Fizeram um boneco bem grande, todo bonito e elegante, de terno, gravata e chapéu, para passar à meia-noite, começando a festa de carnaval, na sexta-feira. Curiosidade: até hoje, o boneco faz o mesmo percurso do Homem da Meia-Noite. Depois dele, surgiram a Mulher do Meio-Dia, o Menino da Tarde entre outros.

• Localizamos o Brasil no Globo terrestre, depois mostrei o Brasil com os países destacados um de cada cor, localizamos o estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Pernambuco. Expliquei que cada estado é representado por uma estrelinha na Bandeira do Brasil. Fizemos um cartaz com imagens de dançarinos do Frevo e do desfile dos bonecos de Olinda.
Para encerrar, soletramos a Palavra Frevo e Pernambuco e contamos quantas letrinhas, quantas sílabas, e quais as vogais das palavras.





















Um comentário:

  1. Parabéns Kelly Franciolli, vcs da EMEB Neusa Dotta não medem esforços para levar as crianças conhecimento de uma forma abrangente, vivenciando com os mesmos nossa rica cultura.(carnaval, festa junina, folclore...)

    ResponderExcluir