quarta-feira, 9 de março de 2016

Reforço Escolar da Rede Municipal de Ensino teve início em fevereiro

O Reforço Escolar da Rede Municipal foi estruturado de modo que contemple os objetivos de conduzir os alunos do Ensino Fundamental ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para seu bom desempenho escolar e, consequentemente, para sua qualidade de vida.
O Ensino Fundamental conta com uma parcela de 25% de alunos frequentando o Reforço, dados de dezembro de 2015. É um expressivo número que demonstra a atuação positiva no sentido de galgarmos a qualidade do ensino na rede municipal, pois se trata de uma valorosa estratégia de atendimento direcionado a alunos que demonstram alguma dificuldade escolar.
Os professores direcionados ao Reforço Escolar se empenham para desenvolver um trabalho coerente com a proposta pedagógica da rede de ensino municipal, propondo atividades lúdicas e diversificadas e, de acordo com as necessidades dos alunos.
Eles recebem formação continuada, desenvolvida pela Assistência Pedagógica. E claro, participam das Reuniões Pedagógicas em suas respectivas unidades escolares, sendo orientados, também, pelos seus coordenadores pedagógicos.
Os gestores e os supervisores de ensino são parceiros fundamentais para o desenvolvimento das aulas de reforço, garantem todo o respaldo administrativo para que, dentro das possibilidades, cada escola seja assistida em sua particularidade.
 Desde o dia 15 de fevereiro os professores do reforço estão à disposição dos alunos, preparam suas aulas, organizam suas turmas e realizam uma avaliação específica para identificar os objetivos de aprendizagem que precisam alcançar com cada aluno.
De acordo com a Assistente Pedagógica Claudia Carvalho esse é um trabalho árduo. “Contamos com a colaboração da comunidade escolar. Por isso os alunos encaminhados por seus respectivos professores, cujos pais foram comunicados pela escola, precisam frequentar as devidas aulas com assiduidade. Como dinâmica inicial, deste ano, alguns professores motivaram seus alunos a expor suas expectativas, manifestando seus desejos e assim, buscaram reacender ou confirmar o “brotinho” de esperança e esforço que eles devem ter dentro de si para conquistarem seus ideais. E assim se dá o trabalho com o Reforço Escolar, além de todo planejamento para se desenvolver capacidades/habilidades escolares, há também a fundamental necessidade do fortalecimento da autoestima, demonstrando as potencialidades que cada aluno tem e, a possibilidade de alcançar suas metas”, destaca.


Alunos da professora Glauciela Diogo da Emeb Germano Cassiolato

Alunos da professora Glauciela Diogo da Emeb Germano Cassiolato


Nenhum comentário:

Postar um comentário