quinta-feira, 28 de abril de 2016

Reforço escolar na Emeb Germano Cassiolato tem atividades diferenciadas

Os alunos do Ensino Fundamental, no momento de estudo paralelo, conhecido como Reforço Escolar, tem o prazer de aprender por meio de atividades lúdicas e significativas.  

Na escola Germano Cassiolato, a professora Luciana Navas promoveu um momento muito divertido e que rendeu muito aprendizado, o jogo "Kalah", que simula o plantio de sementes e tem como objetivo acumular o maior número de "peças" no seu espaço, delineado no tabuleiro.

A professora inicia trabalhando o "jogo pelo jogo" para que a criança aproprie as regras e entenda o objetivo. Depois desse momento, são exploradas as capacidades que esse jogo envolve, para que o aluno possa "jogar com competência". E assim, a professora segue fazendo suas intervenções nas situações vivenciadas no jogo.


Quanto mais vezes os alunos jogam e quanto melhor a intervenção da professora, mais os alunos tomam consciência das jogadas. No caso do Kalah,  podem ser desenvolvidas as capacidades de elaboração de estratégias, de descentração, de antecipação e análise das consequências, de atenção, além da exploração da contagem.




Foto cartaz: Outro trabalho realizado, foi a confecção de um cartaz informativo sobre a Gripe H1N1. Esse tema de extrema importância está no contexto atual de nossa sociedade, por esta razão as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver as habilidades de escrita e leitura através de uma situação de comunicação real, visto que esse cartaz servirá para informar a comunidade escolar sobre essa doença.
Responsabilidade social, contextualização, ludicidade são as palavras que definem as aulas de Reforço da EMEB Germano Cassiolato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário