sexta-feira, 7 de junho de 2013

EMEB Iracema de Carvalho Arten desenvolve projetos voltados ao meio ambiente


Diversas escolas da rede de ensino municipal em São João da Boa Vista desenvolvem projetos voltados ao meio ambiente com seus alunos. Um deles é o Projeto Horta, no qual as crianças  preparam os canteiros, fazem o plantio das mudas, regam, além de limpar e cuidar do solo e das plantas.
Na EMEB Iracema de Carvalho Arten a atividade é desenvolvida junto às crianças do maternal. Lá, os canteiros são destinados ao plantio de ervas medicinais, aproveitando-se para trabalhar o ensino sobre suas propriedades e usos. Os alunos e alunas também tem contato com atividades de jardinagem e paisagismo em todas as dependências escolares, por meio da conservação e plantio dos canteiros de flores. “Eles ainda são sensibilizados sobre a importância em manter o ambiente escolar limpo e organizado. Na horta, quando a muda está formada, cada criança leva a sua para casa”, explica a coordenadora pedagógica da EMEB, Flávia Silva. As responsáveis pelo trabalho são as professores Maria Aparecida Navas e Lidiane de Lima Rodrigues.
Projeto Meio Ambiente

Outra atividade da escola - que tem o objetivo de sensibilizar de forma lúdica sobre o uso       sustentável dos recursos naturais - é realizado com as crianças do berçário.  Segundo a coordenadora pedagógica Flávia Silva, como as crianças são muito pequenas, a ação é realizada por meio de conversa dirigida sobre o tema, acompanhado de aula passeio, na qual as crianças aprendem observando o ambiente a seu redor.  Além disso, os docentes incentivam os alunos com a produção de pequenos vasinhos. Após o crescimento da planta, eles são transformados em bonequinhos e entregues a cada aluno. Este trabalho é de responsabilidade das professoras Ana Carolina Alonso, Edimara Moreira, Luciana Valentin e Júlia Rocha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário