quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nove escolas de São João oferecem aulas em período integral


Nove escolas do ensino infantil e fundamental de São João da Boa Vista oferecem estudo em período integral. As atividades tiveram início em 2013 e beneficiam cerca de 1.300 alunos por meio do programa que leva o nome de “Semeando o Futuro”, uma parceria entre a prefeitura e o Planeta Educação. As unidades com jornada ampliada até o momento são: Carvalho Pinto, Ziza Andrade, Luiza de Lima Teixeira, Germano Cassiolato, Durval Nicolau, Maria Angelina Severino, Rosa Maria Telini Barrado, Ziza Mello e Luci Teixeira da Cunha.

A permanência do aluno por mais tempo no ambiente escolar permite o reforço das aulas, a melhoria da autoestima, além de ampliar o espírito empreendedor com respeito ao desenvolvimento sustentável. Segundo a professora responsável pelo projeto, Eliane Merlo Urtado, "nos países de primeiro mundo, o período integral faz parte há muito tempo da grade curricular. Queremos oferecer essa oportunidade às nossas crianças. Isto significa  uma evolução na qualidade do ensino-aprendizagem”.

Para Eliane, a grande missão é apoiar gestores a pensarem numa escola autônoma, que se dirija às expectativas da comunidade, com práticas diferenciadas e humanizadoras. “É um grande desafio e muita expectativa em ver estes pequeninos se tornando cidadãos de bem, competentes e com oportunidades iguais de inserção à sociedade”.


Como funciona o ensino em período integral

As crianças frequentam o período regular de manhã e, à tarde, realizam oficinas educativas no chamado contra turno do ensino regular.  As atividades envolvem dança, música, jogos cooperativos, jogos de tabuleiros, vida saudável, jogos de raciocínio lógico, jogos de linguagem, orientação para estudos e inglês.

Além das atividades pedagógicas, este ano o município conta com uma empresa especializada (Planeta Educação) que mapeia os espaços físicos das unidades e, quando necessário, oferece suporte para melhor acolher os alunos. “Mediante a demanda, podem ser criados novos ambientes para propiciar o ensino/aprendizagem. Mas, para isto, dependemos, também, de verbas do Governo Federal”, ressalta Eliane Urtado.


Comunidade

Desde o início do projeto Período Integral foram realizadas reuniões com pais, alunos e professores, mostrando os objetivos e a importância do ensino nesta modalidade. Foram feitas, ainda, diversas capacitações junto aos profissionais. 

No último dia 22 de abril, foi feito o lançamento do projeto para docentes, especialistas e funcionários do Departamento de Educação, com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e da primeira dama, Solange Camargo de Carvalho, em evento ocorrido na Unifae.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Vera Lúcia Oliveira Munhoz, as escolas de período integral permitem um maior contato dos alunos com a teoria e a prática. “O programa transforma a qualidade do ensino na cidade com atividades planejadas. Os estudantes têm horários destinados para cada atividade, além de poder realizar as tarefas escolares com o auxílio dos educadores”, afirma.


Os benefícios do projeto

-  Ampliação da jornada escolar e da carga horária de estudos;
- Acesso à cultura, à arte e ao esporte;
- Fortalecimento da autoestima, da cooperação e da cidadania;
- Crescimento da qualidade social e da educação;
- Construção efetiva de valores e atitudes;
- Melhoria do desempenho escolar.




     









Nenhum comentário:

Postar um comentário