segunda-feira, 23 de março de 2015

Jornada Integral recebe novas oficinas

Programa “São João Mais Saber” é implantado na rede municipal

 O programa “São João Mais Saber” que é a jornada Integral nas escolas está em nova formatação e tem novas oficinas destinadas aos 1.200 alunos do ensino infantil e fundamental da rede municipal de ensino que permanecem o dia todo na escola. O projeto atende 56 turmas divididas em 15 escolas e disponibiliza oito oficinas tanto no período matutino quanto vespertino, sempre ao contrário do horário regular que a criança está matriculada.

As escolas atendidas são: Carvalho Pinto, Neusa Dota Vieira Moraes, Germano Cassiolato, Maria Angelina Severino, Rosa Maria Telini Barrado, Ziza Andrade, Durval Nicolau, Luiza de Lima Teixeira, Ziza Mello, Genoefa Pan Bernardo, José Peres Castelhano, Pedro Vaz de Lima, Sandra Matielo, Antônio dos Santos Cabral e Adélia Jorge Adib Nagib.

Os alunos que participam do programa recebem quatro oficinas por dia. No período da manhã elas acontecem entre às 7h30 e às 11h30 e a tarde entre às 13h e às 16h40. Cada oficina é ministrada por um mediador da área que desenvolve as atividades propostas com as crianças.


















Dentre as oficinas estão:

* Oficina de Linguagem que desenvolve as habilidades básicas de leitura e escrita, intervenções personalizadas e coletivas, tratamento de informações, ampliação do universo de letramento, atividades lúdicas, vocabulário ampliado, jogos contextualizados e apropriação do sistema de escrita alfabética.

* Oficina de Raciocínio Lógico que visa à melhoria do desempenho dos alunos no desenvolvimento de habilidades matemáticas, inovação da prática pedagógica, valorização da dimensão lúdica e o favorecimento da aprendizagem significativa.

* Oficina de Jogos Cooperativos tem por objetivo a participação de todos por uma meta comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo. O  jogo cooperativo irá auxiliar os alunos  a se libertarem da competição. O que mais importa é a colaboração de cada indivíduo do grupo.

* Oficina de Musicalização serão desenvolvidos a sensibilidade e o gosto pela música a fim de aumentar a cultura e a auto exigência em relação à qualidade musical trazendo leveza para o dia a dia e favorecendo o desenvolvimento da criatividade.

* Oficina de Inglês tem por meta proporcionar aos alunos um contato com o mundo exterior com uma abordagem comunicativa e natural.

* Oficina de Vida Saudável irá trabalha com o corpo, qualidade de vida, bem estar, consciência saudável, benefícios coletivos e práticas de atividades físicas.

* Oficina de Meio Ambiente nela será trabalhado com os alunos a valorização do meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais para a promoção do desenvolvimento sustentável. Além de fazer com que o aluno se identifique como parte integrante do meio ambiente e se reconheça como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.

*Oficina Fazendo Artes tem por objetivo inserir e valorizar a arte na escola;
oferecer aos alunos a possibilidade de representar a arte por meio de diversos materiais e valorizar o senso artístico e a criatividade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário