segunda-feira, 23 de junho de 2014

Emeb Miguel Jorge Nicolau desenvolve projetos diferenciados no maternal


A Emeb Migue Jorge tem desenvolvido uma série de projetos e atividades junto ao maternal. O objetivo é fazer com  que as crianças aprendam de forma diferenciada, com maior interação entre a escola e a família.

Projeto Pasta de Leitura
Nesse projeto é cantada uma música para as crianças, de acordo com o que estão aprendendo. Na sequência, fazem desenhos sobre o que entenderam e levam para a casa para que repitam a mesma atividade junto da família. Um dos  objetivos é fazer com que conheçam as letras e memorizem a música, considerando o ritmo e a entonação adequada.


















Livros Lidos

Toda semana os alunos escolhem um livro e a história é contada diariamente. No quarto dia, já decoraram e contam a história. Na sexta-feira,  desenham o que aprenderam e é montada uma pasta que, no final do ano, se torna um livro e é entregue aos pais. O objetivo é  estimular o gosto pela leitura e escrita, memorizar as letras e fazer com que as crianças interajam umas com as outras.




















Os três porquinhos
O projeto se inicia com a apresentação do DVD dos “Três porquinhos” com a história original. Após é feita a leitura de vários livros sobre o tema e brincadeiras de movimentos.  É trabalhada também a questão da natureza, habitat dos porquinhos; além da parte de construção de suas casas, em que os alunos podem sentir, por exemplo, que a palha é mais leve que o tijolo e outras características sensoriais.  Um livro sobre a história com as texturas e formas é o projeto final da atividade.  Com isso,  busca-se trabalhar valores como responsabilidade, carinho, respeito, cuidado com os animais.




















Água
Placas indicativas sobre a economia de água foram espalhadas pela escola pelos próprios alunos para a conscientização geral. Eles pintaram desenhos sobre o tema, assistiram a DVDs educativos, cuidaram de um peixe e plantaram um jardim sensorial, com destaque para a irrigação.










































Bandeirinhas

Primeiramente foi apresentado o quadro “Bandeirinhas” , de Volpi, e foi contada a história de sua vida. Com isso as professoras introduziram que cada pessoa tem uma sua própria história. Após foram confeccionadas bandeirinhas com as cores da Copa, destacando a pintura e as formas que se encaixam nelas. O projeto englobou também a festa junina com confecção de bonecos, espantalho e aulas de culinária.






 


 






Realização e concretização
De acordo com as professoras os trabalhos são confeccionados pelas próprias crianças. Para elas a concretização depende de algumas etapas como: a intenção, na qual elas organizam e estabelecem os objetivos que deverão ser atingidos; a preparação e o planejamento,  parte em que são desenvolvidas as atividades, a coleta do material e a definição de tempo. Execução ou desenvolvimento, quando os alunos constroem e a apreciação final, com avaliação dos trabalhos com a participação das crianças, que podem verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto.

“Os nossos projetos foram montados em cima de valores, da família e da escola. Ver que as crianças se encantam, participam e  que o resultado sai sempre como esperamos, é muito gratificante”, destaca a professora Samantha Garcia, do Maternal I B.

“As crianças escolhem o tema que vamos trabalhar e quando  falam do nosso trabalho, expõem o que aprenderam. Se você não está bem, quando chega aqui, seu dia muda e se enche de alegria”, destaca a professora do Maternal I A, Janaina Vieira.


Para a coordenadora da emeb, KamilaConsentino, esses projetos trazem um conceito diferenciado de educação e abrem um leque de possibilidades que contribuem no processo de ensino-aprendizagem. “Isso torna a aprendizagem mais significativa, prazerosa e mais próxima do aluno.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário