quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Gustavo Cerbasi, um dos maiores escritores e consultores do país, fechou a terceira noite da Semana de Educação


Considerado um dos 100 brasileiros mais influentes pela revista Época, em 2009, o administrador Gustavo Cerbasi falou, de forma simples e didática, sobre economia familiar e como Pais inteligentes enriquecem seus filhos, aos mais de  800 convidados da noite. Casado, pai de três crianças e com apenas 40 anos, Gustavo destaca que desde 2005 já havia conquistado suaindependência financeira. “Meu estilo de vida era muito simples. Naquele momento não precisava mais trabalhar. Isto me levou a recusar todos os trabalhos de que não gostava. Comecei a focar só no que me fazia bem. Consequentemente, fui trabalhando cada vez melhor. Educação financeira é para que as pessoas vivam melhor”,  afirmou.




A motivação em investir dinheiro veio de um professor de educação financeira, ainda na época da faculdade. Gustavo seguiu bem as regras e a cada aumento de salário continuava com o padrão de vida anterior. “Se ganhava mil reais e tinha um aumento para mil e quinhentos, não elevava meus gastos. O acréscimo do salário era investido. Fui privilegiado em trabalhar em locais que permitiam esse crescimento. Investi em ações da Bolsa de Valores sabendo o que estava fazendo”, explicou.


De acordo com o consultor, a maioria das pessoas tem uma ideia do que é preciso fazer para ter sucesso financeiro. “A fórmula é saber gastar. Se você pode comprar um carro de 30 mil, prefira um de 20. Adote um estilo de vida mais simples, para que este estilo seja rico em experiências, em liberdade e, caso aconteça um imprevisto, a pessoa tem uma reserva para não entrar no vermelho”.



Para os docentes, o palestrante deixou uma dica: “Trabalhe o tema dinheiro com os alunos de forma interdisciplinar. Explore a diversão, desenhos, pois, por meio da brincadeira tiramos lições de vida. Faça isto nas aulas de matemática, ciências sociais entre outras”.


Opinião
Para Cláudia Lemos, educadora da Emeb Santos Cabral, o tema abordado traz conhecimento tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. “Além de professora há 23 anos, sou mãe. Quero aliar este aprendizado às duas coisas”.
Joana D’Arque Pereira Redher, estagiária da Emeb Carvalho Pinto, disse que o assunto acrescenta conhecimento para orientar pais, alunos e familiares. “Muito interessante. É importante para aplicarmos no nosso dia a dia”, garantiu.



Apresentação de alunos
Antes de iniciar a palestra, alunas da Emeb Iracema Carvalho Arten fizeram apresentações de dança caracterizadas de Charles Chaplin. A coordenação da atividade foi da Supervisora de Ensino Dulcelene Aparecida Abreu Tonon.




















Marcelo Tas é o palestrante desta quinta-feira

Na noite desta quinta-feira, 7, a partir das 20h, Marcelo Tas fecha o ciclo de palestras da 18ª Semana de Educação. O apresentador do programa CQC da Band falará sobre: Que língua fala a molecada digital?










Nenhum comentário:

Postar um comentário